Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Armadilhas luminosas são eficientes, porém não funcionam para o mosquito da dengue

O que acontece no corpinho
Ao longo da evolução os mosquitos desenvolveram um determinado comportamento e uma sensibilidade tal que permite a eles o direcionamento até as fontes de alimento ou a alguns alvos específicos a fim de realizarem as suas atividades fisiológicas e ecológicas. Essas fontes podem ser o néctar que corre no sistema venoso das plantas ou o sangue de animais, incluindo o homem. Os mosquitos também são atraídos para fontes de água para alimentação ou para pôr ovos no caso das fêmeas. Nas antenas e no aparelho bucal dos mosquitos têm receptores que reconhecem determinados sinais emitidos por cada um desses alvos. Esses sinalizadores podem ser hormônios, voláteis de substâncias açucaradas, gases emitidos ou partículas de calor.

As armadilhas com luz
No caso das armadilhas luminosas o principal atrativo é uma luz branca ou de determinada cor como o azul chamado de luz escura ou raios de luz de diferentes comprimentos de ondas como o ultravioleta. Esse tipo de atração é válido para alguns insetos de comportamento oportunista, mas não para mosquitos que têm a sinalização dos seus alvos de modo peculiar e variado. 

Coisas de mosquitos 
Os mosquitos têm olhos compostos e se direcionam melhor para locais com pouca ou nenhuma luz, pois alvos muito reflexivos confundem a sua visão. É claro que os alvos coloridos facilitam a sua visão e direção, pois emitem espectros de luz seletivos e comprimentos de ondas mais estreitos, sem muita refletividade. Contudo, isso não significa que os mosquitos sejam atraídos para fontes de luz coloridas como o azul, amarelo ou verde, uma vez que eles se direcionam para um determinado alvo por uma série inimaginável de outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário